A necessidade cada vez maior das organizações em interligar em rede grande número de computadores, tem ocasionado problemas que refletem diretamente nas questões relacionadas a planejamento dentro de um segmento tecnológico. Isto porque não existe sobrevivência no meio dos negócios sem a utilização da tecnologia, e em especial da Internet, e recursos que possibilitem comunicação à longa distância.
Dentro de um panorama realista podemos verificar uma grande capacidade de evolução de um dos componentes tecnológicos vitais as telecomunicações: o hardware (parte física de um computador). Pesquisas apontam que essa capacidade, a partir da década de 80, disparou em relação à capacidade de evolução do software, que é a instrução a qual permite o funcionamento do hardware. Pesquisas também apontam que a capacidade das pessoas e das organizações em acompanhar tal evolução é bem limitada.
O exemplo é para ilustrar que ao optar pelo inevitável mundo sem fronteiras das telecomunicações, as empresas e organizações passam por uma mudança radical, que envolve toda estrutura organizacional.
Uma grande necessidade do meio dos negócios nos dias de hoje são os sistemas integrados, onde através deles é possível interligar uma empresa ao mundo. Mas nada disso é tão simples quanto parece. A implantação de um sistema desse porte envolve questões de compatibilidade de hardware, o que envolve também um investimento na atualização dos equipamentos, Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, mudanças físicas (estruturais), além do desafio envolvendo o treinamento e a adaptação das pessoas.
Todo esse ambiente é necessário para possibilitar acesso a um grande número de pessoas para diversas aplicações, dentre elas destaco as operações comerciais denominadas E-commerce (comércio eletrônico), onde compras e negociações podem ser realizadas por pessoas e empresas utilizando a Internet.
O E-commerce é dividido em dois segmentos específicos que são representados pelas siglas B2B e B2C, que significam respectivamente Business to Business, que são as negociações eletrônicas envolvendo exclusivamente empresas e Business to Consumer, que são as negociações eletrônicas de compra e venda envolvendo o consumidor final.
Por fim, o advento das telecomunicações pode trazer e traz vantagem competitiva a todas empresas e organizações parceiras da evolução tecnológica. O diferencial competitivo pode ser notado naquelas, onde a constante readaptação de ambiente contrasta com o crescimento notado por quem utiliza, compra ou negocia.
A sobrevivência diante de um ambiente dispendioso, complexo e que gera muitas exigências internas e externas é o grande desafio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário