Você é nosso visitante nº

sábado, 10 de dezembro de 2011

SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS - 3ª PARTE

Seguindo os passos de Jesus, vamos aprender (3) a olhar o mundo com os olhos curados pela graça. Jesus teve esse olhar quando olhou para a mulher adúltera (Jo 8.1-11), “nem eu te condeno, vá e não peques mais”. Quando olhou para o desonesto e ladrão Zaqueu, entrando na sua casa e salvando-o, “porque este também é filho de Abraão, pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”( Lc 19.1-10). Foi com os olhos da graça que Jesus olhou para Pedro quando este o traiu, o negou (Jo 18.15-18;25-27). Mesmo Pedro lhe traindo, Jesus o perdoa e traz para perto de si novamente. Assim também o fez com Saulo de Tarso, mesmo que este tenha perseguido sua igreja e consentido com a morte de muitos santos, Jesus olha com os olhos da graça e perdoa-o e faz de Saulo de Tarso o apóstolo Paulo (At 9).
O olhar da graça quebra todas regras e castas religiosas. Os leprosos da época de Jesus viviam isolados. O próprio leproso quando se aproximava de alguém “puro” gritava impuro e todos corriam se afastavam. Diz Filipe Yancey no seu livro O Jesus Que Nunca Conheci, que dois mil anos se passaram e pouca coisa mudou em relação a essa doença. O preconceito e discriminação parecem permanecer. Porém Jesus veio e quebrou todas essas regras. Jesus tocou nos leprosos e estes foram limpos. Jesus tocou nos mortos e nada lhe aconteceu. Diz a lei que quem tocasse num morto, teria que ficar pelo menos dois dias se purificando.
Jesus não tinha escrúpulos quanto à socialização com crianças, pecadores ou até mesmo samaritanos. Jesus tocava e deixava-se tocar-se pelos impuros: os que tinham lepra, os deformados, uma mulher com hemorragia, o lunático, o endemoninhado, ainda que as leis leviticas condenassem, pois em Cristo “não há judeu nem grego, nem servo, nem livre, não há macho e fêmea” (Gl 3.28).
Jesus nos desafiou a olharmos para o mundo com os olhos curados pela graça. Em vez de Ele dizer “os indesejáveis não tem permissão”, disse: “No Reino de Deus não há indesejáveis”. Portanto, quando seguimos os passos de Jesus, aprendemos a olhar o mundo (as pessoas) com os olhos curados pela graça!
Você já aceitou o convite de Jesus para seguir seus passos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário