Você é nosso visitante nº

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Caminhando com Jesus




Salmo 37:5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.




Entra 2010, vai-se 2009 e ao celebrar a chegada do novo ano, mais uma vez deposito toda minha confiança em Jesus. O futuro está nas mãos DELE e nós temos que viver o agora, o presente. Viver intensamente cada momento com os amigos, familiares e irmãos em Cristo. Eu e minha família vamos viver a virada na presença de DEUS, agradecendo pelas bênçãos e aprendizados que ELE nos proporcionou durante este ano. Aproveite esse momento para realizar uma retrospectiva espiritual, lembrando e agradecendo tudo que o Senhor fez por você, não se esquecendo de fazer os seus pedidos também. Deus está de coração e ouvidos abertos para te ouvir. Profetizo que 2010 promete a todos nós. Creia.


Feliz 2010!

EM CRISTO!


William.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Seu sonho não morreu


João 11:11

Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.


A ano de 2009 está se encerrando e com ele muitas expectativas e sonhos que não se realizaram. As vezes olhamos para trás e lembramos dos nossos sonhos mas não acreditamos mais que eles possam se realizar. Talvez pelo tempo que já passou ou pela complexidade ou até mesmo pela sua falta de fé. No texto citado, após ser informado da morte de seu grande amigo Lázaro, Jesus não disse que ele estava morto, mas que ele dormia. Ele tinha a convicção de que mesmo sepultado, e passado alguns dias, o Senhor poderia trazê-lo de volta a vida. Seus sonhos não morreram. Eles dormem. Jesus quer ressuscitar seus sonhos e restituir aquilo que você achava estar perdido. Que ao começar um novo ano, nunca diga que seus sonhos morreram, mas que eles dormem. Creia no poder sobrenatural de Deus e que todas as coisas são possíveis para Ele (Mc 10-27).


Que DEUS te abençoe.


Em Cristo !


William.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DEUS É SUPERIOR



Texto base: Filipenses 2: 3- 11


Todas as coisas devem ser feitas para DEUS e por DEUS. Infelizmente vivemos em uma sociedade egoísta . Jesus CRISTO em forma de DEUS (o próprio DEUS) se submeteu a viver como homem para mostrar ao mundo formas de ser, viver e agir, que agradam a DEUS. JESUS foi e é perfeito. O exemplo que ELE deixou deveria ser seguido por todos, mas infelizmente ainda convivemos com práticas contrárias. JESUS foi exaltado pela sua humildade (Fil 2: 8-9). Infelizmente, no próprio meio Cristão, às vezes nos deparamos com situações que fogem do propósito divino, ou seja, fazer para exaltar um nome uma denominação em específico, ou um propósito que não seja voltado para aquilo que DEUS traçou. Olhar para o lado, estar atento a tudo e a todos a sua volta (Fil 2:4). A carta de Paulo aos Filipenses deixa claro, mais uma vez a importância da obediência (Fil 2:8). Muitas vezes vivenciamos confusões, brigas, contendas pelo fato de simplesmente, até mesmo inconscientemente, não haver uma visão voltada para o que DEUS quer. Temos vivido tempos em que é necessário incessantemente consultar a DEUS. Consultar a DEUS para não cairmos em enganos. Há pessoas que se dizem de DEUS, que falam em nome DELE, mas que buscam exaltação, dinheiro, poder e coisas para si próprio. Não quero aqui fazer julgamentos, pois isso não me cabe, mas devemos buscar respostas de DEUS, as nossas dúvidas. Deus revela. É tanta coisa que se ouve e que se vê.
A palavra nos diz em Mt 24:24 "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."
Nunca se vivenciou de forma tão explícita, no dias de hoje, o que Jesus nos afirma neste versículo. O caminho que leva a CRISTO, deve ser um caminho de humildade e de busca pela SUA mente. (I cor. 2- 13:16)
2:13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
2:15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
2:16 Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Peça a mente de CRISTO para que você possa caminhar na direção correta. Não se engane, seja forte. Nesses últimos dias eu tenho visto e lido algumas coisas que tem me entristecido. Se eu recebi um talento e um dom de DEUS, que eu o use para SUA obra com humildade. Tem gente caindo na cilada de satanás e não enxergando que está se achando maior do que DEUS. Falta de direção, de se esvaziar e de buscar ser espiritual. O ES nos ensina cada dia, quando buscamos SUA doce presença. Algumas pessoas buscam um relacionamento com DEUS de forma equivocada. Só aceitam palavras de determinados irmãos, quer dizer, não olham para a cruz. Busque em DEUS as repostas para as suas dúvidas. Ninguém é igual a DEUS. O próprio Jesus, em forma de DEUS, não almejou ser igual a ELE (fil. 2:6).
Todos nós temos acesso ao Senhor (ef. 2:13). Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Você tem acesso a DEUS !
Joelho dobrado (Fil. 2-10). Não caia na mesma cilada de achar que você está agradando a DEUS, sem perguntar a ELE se você realmente está agradando.
Não seja como Saulo e sim como Paulo. Paulo enquanto Saulo era perseguidor dos Cristão, e ele fazia isso porque achava que estava agradando a DEUS. Paulo era religioso, um seguidor cheio de dogmas e duro de coração, mas em três dias DEUS transformou a vida de Paulo. Em três dias Paulo passou a amar aqueles que ele odiava e perseguia. Ele deixou de se preocupar com o que era dele e passou a se preocupar mais com os que estavam a sua volta. Olhe a sua volta !
Paulo foi reconduzido ao caminho pela dor (atos 09:09).
Procure, busque a Jesus em todos o momentos de sua vida. Confesse incessantemente que Jesus Cristo é o SENHOR da sua vida (fil. 2-11).
Que haja em vós o mesmo sentimento que houve em CRISTO (fil.2-5).


Que DEUS te abençoe !

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O CORPO


1 Cor 12-26
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

O corpo de CRISTO é a igreja e consequentemente todos os ministérios que fazem parte dela. O corpo bem ajustado caminha e vive em perfeitas condições (Ef. 4:16), mas quando há algo errado com algum membro, todo corpo perece. Lembra daquela dor de dente insuportável ou aquela enxaqueca dura de passar? A dor é localizada, mas o corpo sente e você fica fragilizado no todo. Assim devemos ser também, como corpo de CRISTO. Fazer parte desse corpo é caminhar em unidade e em sintonia, possuindo uma percepção espiritual, que nos faz, muitas vezes, padecer junto com outro membro (irmão), quando algo não vai bem com o mesmo, ou ainda compartilharmos de momentos de alegria e conquistas de cada um . Que como irmãos e integrantes de ministérios, possamos em unidade, permanecer nessa visão.
Olhos de águia!
Que DEUS abençoe!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Preparados para o deserto


Lucas 4:1
E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
O versículo em questão nos mostra um diferencial tremendo nesta passagem da vida de Jesus. O que fez toda a diferença para Jesus foi que ELE entrou no deserto cheio do Espírito Santo. Jesus resistiu às tentações do diado (vers.2), pois estava preparado para enfrentar essa prova. Quantos tem passado pelo deserto despreparados, correndo o risco de jamais sair e cair nas tentações do inimigo. A chave para vencer todo deserto é estar cheio do Espírito Santo, pois com ELE Jesus passou vitorioso e deseja que você também saia. Seja cheio do Espírito Santo e esteja preparado para vencer o deserto.

Que DEUS abençoe !

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Guiados pela nuven e pela luz


Ex. 13-21: E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.

Caminhar na presença de DEUS é ter a certeza de chegar no destino correto. Quando temos a nuvem do Senhor sobre nossas vidas, podemos nos sentir protegidos(as) e certos de que nem um mau irá nos atingir. Tentar traçar o próprio caminho e achar que você pode caminhar pela sua própria força, significa estar saindo dessa proteção.
A luz que vem de Jesus é como um farol poderoso em uma escuridão. Com ela enxergamos longe. O mau é treva, e a falta da nuvem nos coloca em uma posição de vulnerabilidade a ação de satanás. Busque sempre a direção certa. Esteja sempre na presença do Altíssimo DEUS para que SUA nuvem e SUA luz o(a) acompanhe.

Que DEUS te abençoe !

Ouçam: http://bit.ly/2rUcp7

sábado, 5 de setembro de 2009

A MÚSICA NA BÍBLIA


Em tempos onde todos temos falado tanto sobre qualidade em todas as áreas de nossas vidas, na chamada era da qualidade, onde fica a qualidade do louvor que temos oferecido ao nosso Deus ? E necessário que não sejamos ignorantes dentro de nosso ministério e para isso vamos nos aprofundar um pouco na história da música na bíblia.
I Sm 16:23: “E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele”.
A unção estava sobre Davi e toda vez que ele tocava seu instrumento o poder Deus era liberado em sua ministração. Um modelo a ser copiado, mas que requer vida integra, de santidade e de renúncia.
O desejo de Deus e te usar na mesma direção, mas você está disposto a pagar o preço?

I Sm 18:6: “Sucedeu, porém que, retornando eles, quando Davi voltava de ferir o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando alegremente, com tamboris, e com instrumentos de música”.
Neste episódio o povo de Israel cantava, acompanhado de instrumentos musicais, saudando Davi pela vitória sobre os filisteus. Nossa atitude deve ser sempre a mesma.
II Sm 6:5: “E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos”.
Uma conquista celebrada com grande júbilo e vários instrumentos. A conquista da Arca de Deus. Proclamação !!!!
I Cr 15:16: “E Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem alguns de seus irmãos como cantores, para tocarem com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, e levantarem a voz com alegria”.
Ao serem designados pelo seu líder Davi, para uma missão, levantaram a voz com alegria. E a sua postura tem sido mesma ?
II Cr 5:13: “Quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor”,
Neste texto podemos imaginar a dimensão da glória de Deus sobre aquele lugar e quando isso acontece, as portas do céu se abrem e a ação do Espírito Santo se evidencia. E você já provou algo parecido?

II Cr 34:12: “E os homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merári, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para adiantarem a obra; e todos os levitas que eram entendidos em instrumentos de música”
Se você não for um entendido de música, seja instrumento ou voz, reveja sua posição perante o ministério, pois você está prejudicando a si mesmo e os demais que são entendidos. Você está entre eles ?
I Cr 25:1: “Também Davi juntamente com os capitães do exército, separou para o serviço alguns dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedútum para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com címbalos. Este foi o número dos homens que fizeram a obra: segundo o seu serviço”.
No texto três líderes são levantados. Você tem se comportado como tal ou deixado essa incumbência apenas seu líder?
II Cr 20:21, 22: “Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados”.
O louvor genuíno nos leva a vencer guerras em luta. O inimigo simplesmente é derrubado no tanger dos instrumentos e no entoar de vozes. Como, ou para que ou para quem você tem tocado ou cantado?
Ne 12:27: “Ora, na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os lugares, para os trazerem a Jerusalém, a fim de celebrarem a dedicação com alegria e com ações de graças, e com canto, címbalos, alaúdes e harpas”.
Na inauguração dos muros de Jerusalém os levitas fizeram um culto de ação de graças ao Senhor. E como você tem se comportado quando recebe uma benção de Deus?

Dn 3:5: “Logo que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado”

Este é um exemplo que a música tem sido usada há muito tempo para induzir as pessoas a pecarem. Podemos contextualizar esse assunto traçando um paralelo com as músicas, que hoje, são utilizadas para influenciarem negativamente aqueles que as ouvem. Existem músicas que levam as pessoas traírem seus cônjuges; a beberem compulsivamente; a se drogarem; até mesmo para matar. Assim como a música pode levar uma nação a jubilar diante de Deus, pode também levar uma nação a se rebelar.
É o poder que a música tem. Viciados em drogas comumente ouvem músicas que os enlouquecem e os encorajam a se drogarem.

Lc 15:25: “Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças”.

A música pode criar um ambiente de tristeza ou de pura alegria. Que tipo de louvor você tem ofertado?



Sl 150: “Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!”

Todos os instrumentos podem e devem ser utilizados para louvar ao Senhor. Não existe um tipo específico de instrumento, mas sim o meio para o qual ele está servindo.

Ez 28:13: “Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro”. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados”.

Bem, aqui o leitor deve saber de quem o texto está tratando; de Lúcifer! Este versículo mostra que, Deus, ao criar Lúcifer, criou também instrumentos musicais para que ele tocasse em seu louvor. Era assim que acontecia antigamente, antes de sua queda. Por isso é que as musicas seculares que mais estão em evidência são aquelas tendenciosas, seja ao sexo ilícito, seja à depressão; Satanás sabe muito bem como influenciar através das canções.


Que a revelação e poder de Deus seja derramada sobre sua vida ! Que a palavra de Deus esteja nos seus lábios.

A visão do líder de louvor e seus liderados


Por PR. RAUL DE SOUSA
Este material faz parte do SLAM (seminário de louvor, adoração e música)


1. O Ministro de Louvor
A denominação Ministro de louvor surgiu no princípio do século XX, porém só se tornou popular na década de 40. De acordo com as igrejas batistas, ministro de música é aquele obreiro com aptidão para música e ordenado por uma igreja para servir nesta área ministerial. Hoje é mais conhecido como ministro de louvor ou ainda, líder de louvor. Bem na verdade estamos falando de uma só pessoa e de um mesmo ministério.
Tais ministros ou líderes de louvor tem a função de conduzir as músicas nos cultos, como também é responsável pela liderança dos membros do grupo musical, que é o que trataremos neste capítulo.
Este capítulo tratará de proporcionar um estudo mais amplo direcionado aos lideres e seus liderados. Há dicas práticas de como interagir (líder e grupo) de uma forma harmoniosa, trazendo assim, o melhor do grupo para Deus e para a igreja. Traremos também conselhos tanto aos líderes, como também aos que estão sob tal direção.
Cabe ao líder de louvor ministrar para a igreja a direção e onde quer chegar. Existem formas de se conduzir à congregação de maneira eficiente dentro da vontade de Deus. É o que chamamos de ambientes espirituais. Deve-se notar a importância da necessidade espiritual da igreja para que se programe tal direção corretamente.
Os líderes devem ter objetivos definidos e passá-los à equipe e juntos conduzirem a congregação de forma uníssona.
Aos liderados vai a dica de estarem sempre ligados nas palavras de direcionamento que o líder deve pronunciar, como também a direção dentro da própria música quanto à repetição de suas partes.
Palavras de direcionamento são palavra previamente ensaiadas, que indicam a direção dentro da ministração.
Além da palavra de direcionamento, pode-se usar também gestos e sinais, é claro, sinal estes musicais que indicam volume, retorno, pausa, enfim, aquilo que se deseja dentro da música. Tais gestos devem ser feitos com discrição, pois tem como objetivo a direção do grupo musical e não da igreja. Com a igreja devemos sempre falar em alto em bom som.
É importante que o som da igreja também tenha a qualidade suficiente para todos se ouvirem, quer a igreja como a equipe toda (músicos e vocalistas).
Dentre os objetivos do líder estarão:
1) Alegrar a congregação.

2) Batalhar espiritualmente.

3) Levar a igreja em um ambiente de oração.

4) Louvor.

5) Adoração.

6) Ambiente de cura.

7) Batismo no Espírito Santo.

8) Exercitar a fé.

9) Declaração de amor ao Senhor.

10) Comunhão entre os irmãos.
De acordo com a direção que Deus dará ao líder, o mesmo terá de usar sua capacitação divina (Unção), sua musicalidade e sua voz para conduzir a congregação. É claro que o líder precisa ter uma sensibilidade acima dos demais para perceber tal direção e ministrá-la à igreja. Por isso se dá a necessidade de uma vida de comunhão constante com o Senhor. Em muitos casos o líder poderá mudar o repertório diante de um ambiente inadequado segundo o que o Espírito Santo lhe revelar.
Trata-se de algo muito sério porque a igreja estará sempre seguindo a orientação que vem do altar e irá exatamente para o lugar em que seu líder os conduzir. É de suma importância o manejo da Palavra de Deus (II Tm 2:15) e ministração da mesma durante o louvor para gerar e confiança à congregação, fazendo assim, com que os objetivos sejam alcançados.
Vejamos a ministração de alguns ambientes:
Ex.
1) Ambiente de alegria.
a) Música que expresse alegria (com palmas – gestos – coreografias)

b) Palavra direcionada (Se possível exemplos bíblicos)

c) Veracidade do grupo (Todos têm que expressar o mesmo)

2) Ambiente de batalha espiritual.
a) Música de guerra (que se refira à vitória de Cristo sobre o diabo)

b) Palavra de direcionamento

c) Ministração com oração de guerra junta com a igreja


3) Ambiente de adoração.

a) Música de exaltação ao nome do Senhor (Existem uma grande variedade)

b) Palavra de incentivo à adoração individual a cada membro da congregação

c) Ministração do poder do Espírito Santo


4) Ambiente para comunhão.
a) Música de comunhão (Citar passagens bíblicas que reforcem o ambiente)

b) Direção específica para a igreja

c) Direcionar a igreja naquilo que se deve fazer
Obs. Normalmente se não for dada nenhuma direção para igreja a respeito do que o líder deseja realizar, muitos ficarão perdidos e não conseguirão entrar no ambiente. É de costume ver pessoas cantando um cântico de comunhão com os olhos fechados e as mãos levantadas. É comum ver pessoas cantando um cântico de adoração com olhos abertos e sorrindo para o irmão. Não cante apenas; Ministre.
Devemos entender que para tudo acontecer de forma positiva e agradável diante daquele que nos chamou, temos que nos conscientizarmos que todo líder como seus liderados devem ter uma vida de intimidade com o Senhor Jesus.
Faz-se necessário uma vida de jejum e oração, leitura da palavra de Deus e meditação, pois este será o tempo que o Senhor terá para lhe confidenciar suas revelações. Somos porta-vozes do Senhor. Não falamos de nós mesmos, lembre-se, profetizamos, ou seja, falamos em nome de Deus. Também não falamos o que queremos e sim o que o Senhor quer que falemos. Como poderemos então falar para a igreja em nome de Deus sem que tenhamos estado com ele anteriormente recebendo suas orientações? Seria impossível.
O ministro ou líder de louvor está dentro da mesma responsabilidade de um pastor dentro de sua igreja, estão pisando o mesmo lugar, o altar. Ele tem a obrigação de conduzir suas ovelhas no caminho, ensinando-as através da palavra de Deus. Ele também tem a responsabilidade de demonstrar amor e interesse especial pelos membros de seu grupo, discipulando-os dentro do destacado ministério, fazendo parte de sua vida, estando prontamente a lhe ajudar naquilo que for preciso. Líder de louvor não é um acusador e sim ajudador. Deve compreender as dificuldades que este ou a aquele venha a ter e procurar a solução.
A presença do ministro de louvor dentro da igreja leva o grupo a ter organização e submissão. O líder deve exigir que os músicos e cantores prestem atenção a ele o tempo todo, recebendo com humildade os seus ensinamentos. Daí dá-se a necessidade desse líder ser uma pessoa capaz em todos os sentidos da palavra, espiritualmente e tecnicamente. No livro de Hebreus encontramos uma ordem em relação a isto: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por nossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hb 13:17).
O grupo musical é o reflexo de seu líder, por esse motivo ele tem a responsabilidade de tratar os levitas com amor e paciência, porém se necessário se fizer, com severidade. Se o líder está sempre estudando, se reciclando, buscando a Deus, lendo a bíblia, então terá autoridade para cobrar o mesmo de seu grupo, do contrário, qualquer cobrança será em vão, e ao invés de ser obedecido, acabará por faccionar seu próprio grupo, pois qualquer um que ver em seu líder uma pessoa responsável e dinâmica, se alegrará em seguí-lo.

Qualidades de um bom líder de louvor!(por Ron Kenoly)
a. Radicalmente salvo e consistentemente andando com Cristo.

b. Um estudante dedicado da bíblia

c. Capaz de interceder pelo grupo

d. Um líder arrojadoe. Um músico ou cantor hábil

f. Submisso às autoridades

g. Ser um verdadeiro adorador

2. Grupo de louvor
Com já falamos anteriormente, os músicos e cantores, devem estar sempre ligados às palavras de direcionamento ou aos gestos que o líder sempre está fazendo. Não dá pra aceitar um fato que infelizmente é tão comum: Pessoas conversando na hora em que tocam. Muitos tentam se justificar dizendo estar tratando de assuntos do momento, notas musicas, passagens, etc. É pior ainda, pois tudo que se faz nas músicas, quer introduções, arranjos ou ainda repertório, tudo isso deve ser feito anteriormente com muito ensaio.
Risadas, cochichos, gestos para pessoas da platéia, expressões corporais indecentes tais como danças que chamam a atenção (Acredito na dança para o Senhor como expressão de louvor, porém tal dança jamais servirá para o desvio de atenção de alguém). Tem que se algo espiritual onde não tenha escândalo! Tudo isso poderá prejudicar a ministração e ao invés de ser benção passa a ser motivo de crítica e ocasião para o inimigo.
Uma coisa muito importante que todos nós precisam saber é que qualquer pessoa que estiver no altar estará se expondo (II Co 3:2).
Inevitavelmente nós que constantemente estamos na linha de frente seremos mais notados quanto à conduta, postura, seriedade, vocabulário etc.
Haverá uma cobrança muito maior por parte de nossos líderes com também de nossos liderados, então se faz necessário um cuidado todo especial quanto algumas coisas. Exemplos.
E como pessoas expostas que seremos, devemos também sempre nos trajar de forma decente e agradável diante dos olhos do Senhor, pois volto a ressaltar que qualquer coisa que chamar a atenção de alguém estará dividindo a glória de Deus, tirando a benção da igreja e tendo conseqüências negativas.
Ainda dentro deste mesmo assunto, é de suma importância falarmos sobre a unidade da equipe. Vemos muitos grupos por aí buscando unção de Deus, procurando ser abençoados, etc. Mas alguns destes grupos têm um problema que vai estar sempre os atrapalhando:
A falta de comunhão entre os levitas!
A desunião do grupo pode ser causada por milhares de motivos. Dentre os mais conhecidos quero citar alguns que talvez o seu grupo se identifique:
- Pessoa magoada- Falta de humildade (soberba)- Fofoca (contendas)- Falta de amor pelos membros do grupo- Irmãos com pensamentos e idéias diferentes- Falta de respeito- Irmãos que não estudam e ficam para trás.
As escrituras sagradas dizem que devemos honrar e amar uns aos outros. Quero que fique bem claro que honrar o próximo não é ser um “puxa-saco” pelo fato de alguém cantar ou tocam muito bem, e sim ser um instrumento de motivação para todos os seus colegas.
Podemos elogiar a força de vontade, dizer que o arranjo ficou muito bonito, que foi muito bom ministrar junto com este irmão (ã), enfim, não é exaltar o homem e sim mostrar que seus irmãos são importantes para você e mesmo que haja alguma diferença técnica entre vocês, o maior nunca deve desprezar ou inferiorizar ainda mais aquele que sabe menos.
Diga sempre para seus amigos de equipe que você os ama, que está orando por eles. Esteja sempre disponível para ouvir suas dificuldades e compartilhar de suas conquistas.
Temos que viver como uma grande família que mora em tetos separados, pois com certeza, uma equipe de louvor que quiser crescer acaba passando muito tempo junto.

Qualidades dos liderados(por João A. de Souza Filho)
a. Humilde

b. Submisso

c. Que ame e leia Bíblia

d. Um músico/cantor de oração

e. Responsável

f. Dedicado

g. Motivado sempre a fazer melhor

h. Que respeite seus companheiros

i. Organizado

j. Técnico

Lembre-se! Nunca saberemos o suficiente. Continue buscando.
Deus lhe abençoe muitíssimo e lhe dê um grande ministério!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Qual o sinal da presença de DEUS na sua vida?

O texto em 1 João 4: 7-20 fala do amor. A essência do amor é a presença de DEUS nas nossas vidas. A presença de DEUS nas nossas vidas é evidenciada a partir de vários momentos em que podemos caminhar em qualquer lugar sentindo uma proteção e possuindo uma visão diferenciada do certo e do errado. A presença de Dele nas nossas vidas também pode ser evidenciada na nossa maneira de ser ou agir perante outras pessoas. Você fala de Jesus para outras pessoas ? O que você sente quando fala Dele para outras pessoas? Você sente que há reciprocidade ou indiferença?
Outro sintoma evidente da presença de DEUS é quando nos sentimos usados por ELE em diversas situações, ou ainda quando as pessoas, através de nós, se sentem atraídas por Jesus e passam a CONHECÊ-LO. Como é bom sentir que fomos ou que somos usados por DEUS.
ELE tem que estar dentro de nós, mas essa presença real só pode acontecer, através do amor (1 João 4:12). Percebo muitas vezes que no meio cristão falta de ousadia de dizermos que somos homens e mulheres de DEUS. Isso não é soberba.
Certa vez ouvi um termo muito interessante, sobre o que devemos ser perante as pessoas que ainda não conhecem a Cristo. Nós temos que ser como uma "isca" de Jesus. A partir do momento em que o perfume de CRISTO começa a ser exalado através de nossas vidas, pessoas são atraídas e sentem o desejo de provar DESSE JESUS também.
É isso, ou seja, através da minha, da sua, das nossas vidas as pessoas tem que se sentir motivadas a conhecer Jesus e quando isso acontece é o maior sinal da presença de DEUS que podemos ter.
Em Lucas 19: 1-6, Zaqueu se sentiu atraído por Jesus. Algo diferente chamou a atenção de Zaqueu, provocando uma ânsia de ver Jesus. Essa vontade não só possibilitou a Zaqueu enxergar Jesus como fez com que ele fosse estar na SUA presença (Lucas 19:5).
Eu aprendo através desta passagem que a luz de Cristo precisa brilhar nas nossas vidas. Não podemos nos conformar em sermos “convencionais” aos olhos daqueles que ainda pertencem ao mundo. Os sinais da presença precisam começar a se manifestar na sua vida. De que forma?
Mude seu foco. Seja um imitador(a) de DEUS (Efésios 05:1).

domingo, 30 de agosto de 2009

O silêncio dos Ungidos




Enquanto vemos através de fotos o ocorrido na Índia, a falta de amor, uma perseguição sem o menor sentido, tanto na China como no Afeganistão, e outros países que se encontram sendo perseguidos por amor ao evangelho de Cristo, contra partida, vemos igrejas sem o menor interesse em prol desta obra. Precisamos orar pela Igreja Brasileira, pois a mesma encontra-se enferma, deitada em berço esplêndido, vendo a banda passar. É inadimissível ver o retrocesso da Igreja na obra da evangelização e ficar de braços cruzados. Temos que fazer algo. Tem faltado em nosso meio vozes proféticas, que gritem acerca da letargia em nossas igrejas.
A igreja festeira tem se preocupado apenas com os seus próprios interesses, totalmente egocêntrica, apática, mórbida e desobediente ao Ide de Jesus, totalmente voltada para este mundo pecaminoso, onde não há mais sim sim e não não, pois até a palavra de vários cristãos tem sido deixada de lado. Não podemos mais nos calar, precisamos despertar este gigante, com vozes de trombetas, pois não podemos ficar de braços cruzados. Igreja não é um picadeiro, muito menos um salão de festas, e nem tão pouco um clube social, mas igreja é corpo de Cristo, um quartel general cheio de soldados guerreiros para vencer o inimigo de nossas almas. Estamos em uma guerra e quem não luta é vencido.Diante desse cenário, as pessoas começaram a dar diversas desculpas como ‘eu não tenho tempo’, ‘eu não tenho dom’ e ‘eu não tenho coragem’. Essas desculpas são dadas para encobrir o pecado que está por detrás delas, que é a falta de santidade. Quando um cristão diz que não tem tempo, logo está também dizendo que não está sendo exclusivo para Deus, quando diz que não tem dom, está dizendo que não é íntegro para Deus, e quando diz que não tem coragem, está dizendo que não é puro. Porém, entendemos que estes são alguns dos aspectos da santidade: Exclusividade, integridade e pureza. A AMME Evangelizar tem se posicionado por nove anos como uma voz profética para a Igreja Brasileira, motivando-a, treinando-a, suprindo-a com materiais, e acompanhando-a, para que a igreja do Senhor, que teve algum contato conosco, jamais possa vir a dizer que não sabia, pois Deus irá requerer dela aquilo que não aproveitou para ser utilizado no Reino. Temos dito que a Igreja Brasileira não tem sofrido perseguição, mas também pouco tem evangelizado, como é que vai sofrer perseguição? Vamos imaginar se evangelizássemos em frente as igrejas católicas, centros de umbandas, drogados, homossexuais, políticos corruptos, enfim, seríamos ou não perseguidos? Com certeza, sim.É necessário olhar para a igreja na Índia e demais países que sofrem perseguição por amor ao evangelho de Cristo e tomar como exemplo de vidas cristãs, por mais que sofram, não têm deixado de falar, pois sabem que Deus tem ouvido o seu clamor e visto as suas obras, ainda que os homens emudeçam, haverá gritos de júbilo pelas suas vidas. Temos que acordar as nossas igrejas, ter vergonha do nosso comodismo, pelo simples fato de ter toda a liberdade para falar de Jesus, pela liberdade de religião que temos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O LÍDER DE LOUVOR E SUA EQUIPE


Por Pr. Joel Balin

Há cinco aspectos que devemos considerar sobre o que um líder deve oferecer à equipe de louvor de sua igreja. A seguir, listo cada uma delas na tentativa de descrevê-las com a maior precisão possível.
VISÃO: Provérbios 29:18 diz: “Se não existe visão, as pessoas perecem”. Isso é verdade, especialmente para equipes de louvor, pois são chamados para dar às pessoas visão para se conectarem com Deus através da adoração. Visão deve conter uma figura clara ou descrição do que adoração deve ser. Isso poderia incluir: (a) visual – a equipe modela ligação com Deus, paixão, humildade e a ausência da mentalidade performática; (b) interpessoal – líderes devem passar a visão para sua equipe de ser uma família feita de pessoas honestas, que apóiam uns aos outros, perdoam, servem e são rápidos para resolver conflitos; (c) musical – o líder deve ter uma visão que combine excelência musical e espontaneidade; e (d) caráter: o líder deve comunicar suas expectativas em relação ao caráter das pessoas que participam da sua equipe tais como: pureza, humildade e serviço.
ENCORAJAMENTO: É importante que o líder encoraje os participantes da equipe. Eles devem repassar qualquer comentário positivo que escutam das suas congregações e dizer o quanto eles contribuem no impacto total da igreja. Orando com os liderados para animá-los em seus desafios. Também pode dar a eles confiança que precisam para colaborar com os líderes pastorais e não apenas providenciando uma “introdução musical” para a pregação.
RETROSPECTIVA: É importante que o líder comunique à equipe sua avaliação sobre o período de adoração. Músicos se tornam muito inse¬guros quando eles não sabem se a liderança os aprecia ou não. Fazer avaliações construtivas é a maneira primária para encorajar a melhora da adoração e corrigir algo que esteja atrapalhando o momento do louvor congregacional.
AUTONOMIA: Pessoas envolvidas na adoração precisam de liberdade para tomar decisões, arriscar e liderar a congregação — e não apenas providenciar a música que o pastor mandar. Conforme confiança e relacionamento entre líder e pastor crescem, a responsabilidade pela escolha da lista de músicas deve ser assumida e o líder deve se sentir livre para estender o período de louvor quando sente que as pessoas estão profundamente conectadas a Deus. Ministre oração pela congregação e fale para as pessoas sobre a importância da adoração — sem ser chato e repetitivo, obviamente.
RELACIONAMENTO: A equipe de louvor precisa saber que não são “empregados”, mas pessoas apreciadas pelo pastor e liderança, e também que são servos de Deus. Muitas vezes o líder não consegue acompanhar (pastorear) cada pessoa da equipe de louvor, mas pequenas atitudes como um abraço no culto, interesse sobre a família e palavras de afirmação realmente dizem muito e apóiam os membros da equipe.
Por fim, é importante que o líder desenvolva uma comunicação consistente com sua equipe, deixando claras suas expectativas e afirmações. Mesmo que pensemos que as pessoas entendem o que queremos e o quanto que as apreciamos, silêncio raramente comunica isso.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Transformando lutas em oportunidades


TRANSFORMANDO LUTAS EM OPORTUNIDADES


Tenho passado por muitas lutas nos últimos meses mas não tenho deixado à angústia e o desânimo me contaminarem. Em 2 Cor. 4: 8 Paulo escreve que em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Jesus não desampara seus servos obedientes (2 Cor. 4:9) e nos ensina através das adversidades. Deus nos permite passar pela tribulação para que possamos ser treinados(as) e nos tornemos um professor, fazendo acontecer várias situações para que outras pessoas possam ver o seu poder, através das nossas vidas. A fraqueza me traz força (II Cor. 1:3) e minha confiança nas promessas de Deus cresce a cada dia vivido.
Quando renunciamos aos desejos de nossa carne e mantemos uma postura Cristã, não importando o momento, a palavra nos garantes a vida de Jesus em nossos corpos (2 cor. 4:10) e a unção do trono de Deus permanece sobre nossas vidas.
Deus nos prepara para ajudar a dar vida a outras pessoas e para isso é necessário que matemos nossa carne (2 cor. 4: 11-12).
Tenho certeza que essa tribulação é leve e momentânea, mas irá produzir um peso eterno de glória (2 cor. 4:17).
Na crise, Deus gera reis, assim como gerou Davi. Na crise Deus coloca pessoas boas para andar ao nosso lado. Na crise Deus nos mostra o quanto somos abençoados.

Que esse Deus maravilhoso abençoe a todos(as) !!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DESEMPREGO X OPORTUNIDADE

Como lidar com a questão do desemprego?

Falamos aqui de muitas vezes você ter que deixar uma posição de conforto e ser estimulado a buscar novos desafios. O desemprego não deve ser encarado como uma derrota e sim como uma oportunidade de crescimento, não somente na área profissional, mas também na forma de encarar a vida.

E qual o papel da qualificação profissional nesse contexto?

Importante, pois um profissional qualificado encontra-se preparado a se adaptar em qualquer cenário. O grande equívoco é deixar para pensar em capacitação quando vem se está desempregao. A busca por conhecimento e atualização profissional deve ser uma prática de todo profissional ativo.

A grande novidade é que o mercado, além da qualificação profissional, tem buscado profissionais com outras habilidades, como visão estratégica, adaptabilidade, inovação e criatividade, ou seja, as empresas não estão mais exigindo somente o que você estuda, mas também se você sabe pensar, resolver problemas e lidar com pessoas.

Desafio você aqui a refletir e adotar uma nova postura, assumindo riscos e buscando desafios. Determinação é a palavra chave, e caso não esteja preparado para assumir tais desafios, a consequência não será apenas o desemprego, mas sua exclusão do mercado e trabalho competitivo.

Dica de vídeo para refletir sobre tema: http://videolog.com.br/usuario.php?id_usuario=252850

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Telecomunicações: fonte de problemas ou soluções?

A necessidade cada vez maior das organizações em interligar em rede grande número de computadores, tem ocasionado problemas que refletem diretamente nas questões relacionadas a planejamento dentro de um segmento tecnológico. Isto porque não existe sobrevivência no meio dos negócios sem a utilização da tecnologia, e em especial da Internet, e recursos que possibilitem comunicação à longa distância.
Dentro de um panorama realista podemos verificar uma grande capacidade de evolução de um dos componentes tecnológicos vitais as telecomunicações: o hardware (parte física de um computador). Pesquisas apontam que essa capacidade, a partir da década de 80, disparou em relação à capacidade de evolução do software, que é a instrução a qual permite o funcionamento do hardware. Pesquisas também apontam que a capacidade das pessoas e das organizações em acompanhar tal evolução é bem limitada.
O exemplo é para ilustrar que ao optar pelo inevitável mundo sem fronteiras das telecomunicações, as empresas e organizações passam por uma mudança radical, que envolve toda estrutura organizacional.
Uma grande necessidade do meio dos negócios nos dias de hoje são os sistemas integrados, onde através deles é possível interligar uma empresa ao mundo. Mas nada disso é tão simples quanto parece. A implantação de um sistema desse porte envolve questões de compatibilidade de hardware, o que envolve também um investimento na atualização dos equipamentos, Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, mudanças físicas (estruturais), além do desafio envolvendo o treinamento e a adaptação das pessoas.
Todo esse ambiente é necessário para possibilitar acesso a um grande número de pessoas para diversas aplicações, dentre elas destaco as operações comerciais denominadas E-commerce (comércio eletrônico), onde compras e negociações podem ser realizadas por pessoas e empresas utilizando a Internet.
O E-commerce é dividido em dois segmentos específicos que são representados pelas siglas B2B e B2C, que significam respectivamente Business to Business, que são as negociações eletrônicas envolvendo exclusivamente empresas e Business to Consumer, que são as negociações eletrônicas de compra e venda envolvendo o consumidor final.
Por fim, o advento das telecomunicações pode trazer e traz vantagem competitiva a todas empresas e organizações parceiras da evolução tecnológica. O diferencial competitivo pode ser notado naquelas, onde a constante readaptação de ambiente contrasta com o crescimento notado por quem utiliza, compra ou negocia.
A sobrevivência diante de um ambiente dispendioso, complexo e que gera muitas exigências internas e externas é o grande desafio.

Administrar em tempos modernos

Dia desses, em uma conversa informal com alguns alunos, traçava-mos um paralelo, em um passado não muito distante, de como era a busca pela informação nas empresas e como a coisa funciona nos dias de hoje. Era muito mais difícil traçar um perfil de desempenho, seja lá em qual área fosse.
Um simples relatório de desempenho de vendas, por exemplo, passaria por processos manuais de contas e mais contas até se chegar a um panorama da situação de um determinado período. Além disso, muitas vezes a informação não chegava com rapidez, precisão e direcionamento necessários a um processo de tomada de decisão adequado.
Depois de abordamos as dificuldades começamos a destacar as facilidades e recursos que se encontram disponíveis nos dias de hoje. Alguns alunos perguntavam - aonde vamos chegar ? -, diante de algumas situações reais apresentadas na aula. Eu mesmo confesso que apesar de mostrar muitas ferramentas existentes registradas nas bibliografias da área, ainda não ter tido contato com algumas delas. Modernos relatórios gerenciais de diversos tipos, produzidos por sistemas integrados, que dão fortes subsídios ao processo de tomada de decisão de executivos e gerentes, com todas as características necessárias para um bom planejamento dos recursos das empresas.
Um dos exemplos mais discutidos, por realmente serem muito interessantes, são os recursos que disponibilizam as organizações, informações antecipadas de situações que potencialmente ainda iriam acontecer. Modernos Sistemas de Apoio à Decisão que possibilitam aos seus usuários verificar ou antecipar fatos que poderão acontecer nas empresas, através de um conjunto de dados trabalhados por um software, e que ajudam os responsáveis pelas tomadas de decisões a alcançarem suas metas. Um dos casos citados foi o das empresas automobilísticas que chegam a diversas informações de um novo veículo a ser produzido como desempenho, velocidade, consumo de combustível e layout, antes mesmo de iniciar sua produção física, além de muitos outros.
A idéia principal nessas aulas é despertar no aluno o interesse de desenvolver projetos ousados e inéditos, mostrando a realidade nos ambientes organizacionais de hoje que também surgiram da idéia de pessoas empreendedoras com uma visão extremamente futurista. Com certeza alguém imaginava no passado que essas “coisas” poderiam acontecer. É por isso que elas surgiram.
Essa realidade, no futuro se tornará passado. E o que virá pela frente ?
Tudo vai depender da iniciativa de pessoas ousadas e inovadoras em acreditarem em seus sonhos, assim como no passado outras acreditaram e fizeram.
Aqui entre nós ... você já pensou em algo impossível de acontecer ?
Será que é impossível mesmo ?